Mude Hoje!

Não espere pelos governos, faça algo mesmo que pequeno. Entenda que a grande responsabilidade sobre o que acontece no Planeta também é sua.

Preserve ao máximo toda e qualquer vida ao seu redor. Todas as espécies que se desenvolveram neste Planeta têm um motivo e uma função para estarem aqui. Existe uma incrível conexão entre tudo e todos na Terra e este elo é incrivelmente frágil, evite quebrá-lo.

Procure saber a procedência de tudo que você consome. Isto será muito importante, pois você poderá diminuir muito suas agressões ao planeta sabendo e conhecendo o tamanho de seu impacto. Pesquise sobre o ciclo de produção, a matéria-prima, o transporte e possíveis violações de direitos humanos do que você consome.

Será impossível viver neste Planeta sem agredí-lo, entretanto precisamos diminuir nossos impactos sobre seu frágil equilíbrio. Consuma menos! Viva com menos. Substitua menos produtos em perfeito estado por outros novos. Lembre-se: nada sai de graça da natureza!

Você é responsável pelos seus resíduos, assegure-se de seu destino final e possíveis reúsos. Lembre-se que existem resíduos altamente tóxicos como: pilhas, baterias, lampadas, químicos entre outro, seu descarte correto é primordial para que não contaminemos mananciais e ecossistemas. Exija dos governos coleta seletiva! Evite plástico e isopor de uso único (descartáveis), um uso rápido para você, uma cicatriz de anos na natureza.

Quando for fazer uma compra de bens duráveis, opte por produtos de qualidade e com longa durabilidade. Esta medida evitará a rápida substituição por novos produtos, economizando assim energia na produção, água, emissão de gases poluentes durante o transporte e ainda evitando o uso de novas matérias primas na fabricação de novos produtos.

Cobre ciclovias e outras formas de transportes pouco poluentes. Evite quando puder o carro. Andar um pouco fará bem a sua saúde. Bike é vida!

Cobre dos governos leis e projetos de desenvolvimento sustentável. Não fique calado diante de retrocessos como o Novo Código Florestal brasileiro e possíveis novas leis que flexibilizam o uso da terra. Proteste já! Você é parte disso.

Os candidatos a cargos governamentais precisam incluir a sustentabilidade em suas plataformas administrativas. A sustentabilidade precisa ser uma pauta de campanha assim como a busca e garantia por Direitos Humanos universais.

Use produtos retornáveis e refis. Isto lhe fará economizar dinheiro e ajudará a diminuir a grande quantidade de embalagens e o uso de novas matérias primas.

Comece no seu lar, diminua seus impactos economizando recursos naturais em casa. Que tal fazer compras com uma ecobag ou sacola reutilizável?

Economize energia! Sabemos que nossa busca incessante por energia que está matando o planeta. Precisamos parar de perfurar o solo em busca de energia e começar a semear a luz do sol e colher os ventos fartos em nosso país continental com uma enorme costa. Hidroelétricas podem ser menos poluentes se comparadas com usinas de queimas de carvão, entretanto não são as melhores e mais limpas formas de produção de energia.

Proteste, fale, eduque-se, recicle, evite plástico, descartáveis, prefira cotonetes e canudos de papelão biodegradável, viva com menos, saiba a procedência de tudo e faça algo hoje de verdade. Você ocupa um lugar neste planeta, dentro de um universo onde a vida é um bem extremamente valioso e raro. Honre por isto! Faça algo hoje!