Salvamento de Tartaruga de Pente no Atlântico Sul
Durante nossa expedição à costa de Touros/RN o inesperado, mas não incomum: uma rede de pesca cruza nosso caminho em alto mar. Encontramos uma tartaruga de pente, uma das espécies ameaçadas de extinção, sufocando, presa numa rede ilegal no meio do oceano. Ela deveria estar segura no seu habitat, mas não está. Nos perguntamos que tipo de ser coloca uma rede de pesca sobre um coral ameaçado. Nós temos esse direito? Somos os donos de todos os seres do mundo? Todas as espécies podem sucumbir pelo bem estar de apenas uma? A Humana? Essa tartaruga nós conseguimos salvar… Mas… e as outras?
Trabalho da ONG Numar
De volta à costa, nossos olhos nos dizem que ainda podemos confiar em alguns de nossa espécie. Somos realmente uma espécie curiosa, capaz de sonhos incríveis, mas também de pesadelos terríveis. No mesmo dia vimos o pior e o melhor dos seres humanos.
Atitudes como as dos membros da ONG NUMAR, na praia de Cajueiro, em Touros, no Rio Grande do Norte, nos mostram que nem tudo está perdido. Mesmo enfrentando grandes dificuldades financeiras, tendo que andar quilômetros por dia recolhendo animais feridos e demarcando área de desova, eles são munidos de muita determinação. Contam apenas com uma pequena ajuda da Prefeitura local, que faz o que pode. Mas, mesmo com tanta dificuldade, eles salvam milhares de animais da extinção todos os anos.
Poucos animais nascem com tão poucas chances de sobreviver. De cada 1000, apenas 2 chegarão à idade adulta. Esses animais nascem com uma determinação instintiva em direção ao mar, uma pegada humana é só mais um obstáculo em sua jornada rumo ao oceano.
Saiba mais no documentário:
Deixe uma resposta