O Artista
Thiago Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista, escritor, compositor e ativista ambiental. Artista incansável, Cóstackz esteve envolvido, nos últimos 10 anos, em mais de 70 ações pelo Brasil e em países como: Alemanha, Rússia, Dinamarca, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália, além de intervenções em lugares como o Oceano Glacial Ártico, Atlântico Sul, Caatinga e Florestas tropicais. Seu nome tem sido associado a grandes realizações e a astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de Direitos Humanos no aclamado show The Wall, para 70 mil pessoas no Brasil, em 2012.
Acostumado a grandes públicos, recebeu mais de 100 mil pessoas na mostra “Mitos e Ícones” em apenas um mês. Seu engajamento ambiental lhe rendeu uma homenagem do Ranking Benchmarking Sustentável, entregue no MASP, em 2012, o mais importante museu do país, onde também fez uma exposição. Foi durante seis anos Embaixador Nacional de Sustentabilidade da marca alemã Puma Sports e realizou, de forma pioneira, em 2013, a 1º expedição artístico-científica já registrada por 10 lugares ameaçados no “Planeta”, que percorreu mais de 62.000 km instalando obras que faziam conexão com problemas ambientais nestes locais. Esta expedição originou o documentário e o livro Caminhando sobre a Terra, o primeiro livro e filme do artista como diretor geral e roteirista.
Cóstackz faz o encontro de referências que pareceriam inaproximáveis, fazendo a tradição das artes plásticas dialogar vigorosamente com a ironia da pop-art. É como se a liberdade do Glam Rock se encontrasse com a música erudita do Leste Europeu em sua natureza selvagem e profunda. Com múltiplas linguagens que se aplicam a diversos suportes, seu trabalho vai do body art a performances, da pintura a intervenções urbanas de enormes dimensões e da fotografia ao cinema. Usando alta tecnologia – como mapping 3D, balloon art ou as técnicas tradicionais – a literatura realista fantástica, a ciência, as cidades, o cosmos, eventos históricos, as mitologias e os conflitos sociais e ambientais de nosso tempo são influências frequentes nesta caldeira cultural de onde parece nascer em forma de obras de arte, Dionísio, o mais jovem e mais antigo dos deuses. Suas cores agressivas só são desafiadas pelo forte contorno negro, que marca, define mundos e limita o teor da forma. A maior parte do material que usa é sustentável, recusando tintas ou materiais de forte impacto ambiental.
Já realizou mostras inspiradas em obras de: Franz Kafka, Machado de Assis, Mikhail Bulgákov, Fiodor Dostoievski, Erasmo de Roterdã, Charles Darwin, Stephen Hawking e Giorgos Seferis. Buscou apoio para seus projetos e entregou obras para bandas como: Aerosmith, Roxette, The B52s e The Cranberries. No carnaval de 2017, seu ativismo ambiental foi homenageado no desfile da Escola de Samba Águia de Ouro, com um carro fechando o desfile. No mesmo ano juntou-se ao músico islandês Hjörvar Hjörleifsson, formando o duo musical C2H – Cóstackz & Hjörvar, que une música a letras poderosas e performances artísticas. Em 2018 realizou uma nova expedição internacional a Amazônia e a Groenlândia chamada “Tupiland Goes to Greenland”, onde fez performances sobre um iceberg em pleno Oceano Glacial Ártico e também com os índios Tuiucas que vivem na Floresta Amazônica como forma de troca e valorização das culturas dos povos originais do Brasil. Thiago Cóstackz é um dos artistas que mais tem trabalhado e se destacado em sua geração.
Texto: Anttonio Amoedo
Escritor e pesquisador de arte