veneza costackz 04

Instalação: “Mister Planet” em Veneza / Italia

Por enquanto Veneza, assim como outros lugares ricos no mundo, podem fazer esforços bilionários para barrar as águas dos mares, como São Petersburgo, que construiu uma barreira no mar Báltico ao custo de 6 bilhões de dólares. Mas, num futuro próximo, estas soluções de engenharia não ajudarão muito e estas cidades continuarão vulneráveis.

O planeta esquentou cerca de 0,8C nos últimos cem anos, 0,6C só nas últimas 3 décadas. Se continuarmos no atual ritmo, a Terra poderá esquentar mais 0,4C até 2100, o que aceleraria o degelo, fazendo o mar subir até 2m no fim deste século. Porém se todo o gelo da Groenlândia derreter, poderá haver uma elevação ainda maior, de cerca de 7m no nível dos oceanos, em todo o mundo. O manto de gelo da Antártica, mesmo estando mais estável, já apresenta sinais de degelo. Pode não parecer muito, mas já seria o suficiente para que mudássemos completamente nossos mapas.

Em todo o mundo, 136 grandes cidades estão em perigo, 40 milhões de pessoas estão em risco nestes lugares, milhões de espécies poderão perder seus habitats. Trilhões de dólares valem os lugares ameaçados, cerca de 10% do PIB mundial. Nova York, Recife, Bangkok, Sydney, Rio de Janeiro, Londres… A maioria das grandes cidades do mundo está em risco. Miami poderá virar uma ilha se o mar subir apenas 1,2m. Com enchentes e inundações cada vez mais comuns, o mar já ameaça os suprimentos de água doce em vários lugares do mundo.

Veneza 03 costackz           veneza 05 costackz

O aquecimento global não vai implicar apenas em um mundo mais quente com oceanos mais altos, mas, também, em eventos climáticos cada vez mais extremos e desordenados. Mais calor no verão, ondas de frio mais intensas no inverno, secas prolongadas e tempestades apocalípticas serão mais frequentes.

Riqueza não garante nada. Veneza já foi uma das mais importantes cidades comerciais do mundo e hoje tornou-se um marco, um símbolo dos muitos lugares ameaçados pelo aumento do nível dos oceanos. Parece que não se poderá fazer muito para que patrimônios culturais como este não desapareçam. Nenhum lugar no mundo talvez tenha perdido mais habitantes que Veneza. Estima-se que 120 mil deixaram a cidade nos últimos 50 anos. Um prelúdio do seu fim? Talvez…

veneza costackz 02

Instalação: “Fechem as Torneiras” – Veneza/ Itália

   veneza costackz

Alguns processos naturais, como o movimento das placas tectônicas, aliado à atividade humana local, vem fazendo com que a cidade afunde lentamente no decorrer dos séculos, porém o aquecimento global está acelerando sua triste sentença.

Os mesmos canais que a tornaram mundialmente famosa a condenam. Construída sobre um arquipélago de 118 ilhas e formada por cerca de 150 canais, ela está cada vez mais vulnerável às marés altas. As charmosas gôndolas passeiam ano após ano por canais com níveis cada vez mais altos. A cada 100 anos, a romântica Veneza afunda cerca de 15cm nas águas do mar Adriático.

Saiba mais no documentário: