Golden Queens by Cóstackz
Entre outras curiosidades que compõem a mostra Tsunami vs terremoto, o módulo denominado “Golden Queens” retrata rainhas reais e míticas de diferentes épocas, na visão do artista mulheres muito à frente de seu tempo e nem sempre reconhecidas em seus verdadeiros legados. “De Teodora de Bizâncio a uma Drag Queen, nesta ala passado e presente se unem de forma divertida, para questionar valores e exemplificar rupturas, viradas sociais, choques culturais, provocações, feminismo, lutas contra todo o tipo de preconceito e por direitos humanos”, explica.
Junto às obras, legendas explicativas revelam trajetórias das “Golden Queens’, entre elas, Teodora de Bizâncio, a ex-prostituta que se casou com o imperador Constantino I nos anos 300 DC, e lutou por liberdades religiosas, descriminalização do aborto e do homossexualismo, entre outros direitos que à época conseguiu instituir. Após a exposição, a escultura feita em homenagem à rainha Teodora será leiloada em prol da campanha do câncer de mama, integrante do movimento mundial Outubro Rosa.
Outra eleita no panteão de Cóstackz e retratada em tela com moldura banhada a ouro é Amélie Leuchtenberg, neta de Napoleão e segunda esposa de D. Pedro I, que movimentou a corte ao exigir saneamento básico, revisão de finanças e melhor tratamento aos escravos.
Com a sua irreverência que não dispensa o luxo, Cóstackz vem atraindo em seus projetos no Brasil ou no exterior apoios de peso, marcas nacionais e internacionais como Revestimentos Eliane, Donna Karan, MAC e Puma, entre outras.
Deixe uma resposta