“Os Leopardos no Templo de Franz Kafka” by Cóstackz
Os Leopardos no Templo de Franz Kafka – Casa das Rosas em São Paulo
Unindo pela segunda vez literatura e artes visuais, a exposição “Os Leopardos no Templo” do artista plástico Thiago Cóstackz aconteceu em 2008 na histórica e secular Casa das Rosas na av. Paulista em São Paulo, um templo dedicado à poesia no coração de uma das mais importantes avenidas da cidade. A mostra exibia através de intrigantes pinturas e instalações, obras inspiradas em obras literárias do realismo fantástico eslavo como: “Crimes e Castigo”, “Noites Brancas” e “Memorias do Subsolo” de Fiodor Dostoievski, “Os Leopardos no Templo”, “A Metamorfose”, “O Castelo”, “O Processo” de Franz Kafka e “O Mestre e Margarida” de Mikhail Bulgakov e ainda inspirado em obras de outros autores como: “The Waves” de Virginia Woolf, e no “Tratado de Ateologia” do físico e teórico suiço Marcel Grasset.
A exposição tinha como fio condutor central o texto metafórico de Franz Kafka que dá nome a Exposição:
Leoparden in der Tempol
“Os Leopardos irrompem no templo e bebem até o fim o conteúdo dos vasos sacrificiais, isso de repete sempre, torna-se previsível e por fim incorporado ao ritual”
Franz Kafka
Dessa forma Thiago Cóstackz questiona aos visitantes quem são os leopardos? Quem são estes seres que invadem o “templo” sem nenhum desdém e bebem até o fim este liquido importante, visto como parte de ritual pelos habitantes locais? Que atos são estes e o qual previsível eles são? O qual politico, filosófico ou até mesmo existencial é esta metáfora deste mestre do absurdo do realismo eslavo?
Após a exposição na Casa das Rosas a mostra seguiu para a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, também na Av. Paulista em São Paulo:
Deixe uma resposta